CUB/SC
Valor atual:

R$ 2.774,29 + 0.57%

Mês de referência:

maio - 2024

Para uso em:

junho - 2024

CUB significa Custo Unitário Básico que nada mais é que o cálculo, em média, de quanto custa para construir 1 metro quadrado, em outras palavras, é o custo do metro quadrado de uma construção de um imóvel residencial ou comercial.

O objetivo do CUB é garantir maior disciplina para o mercado de incorporação imobiliária, ajudando construtoras a determinar custos de imóveis no mercado de construção civil.

É utilizado para atualizar e corrigir os valores dos imóveis na planta e que estão em construção. Leva-se em conta diversos fatores, como o preço dos materiais, mão de obra, equipamentos e diversos outros critérios. Assim chegam a um determinado valor.

Desde os primeiros momentos do planejamento de obras até dos processos de pós-vendas, contabilizar dinheiro, materiais de construção e tempo, é a etapa essencial na lucratividade, qualidade e durabilidade de uma obra.

Quem define o valor do CUB é o sindicato da categoria, o SINDUSCON. Geralmente é divulgado até o quinto dia útil de cada mês. Cada estado da federação tem o seu próprio valor, ou seja, o CUB varia de estado para estado. Em Santa Catarina, por exemplo, o valor de CUB está entre os mais caros do Brasil.

Uma obra envolve diferentes cálculos. Eles aparecem desde o orçamento e planejamento na fase de projetos até o gerenciamento durante a execução. Por exemplo, durante a fase de orçamento, um dos indicadores de referência de custos mais utilizados é o Custo Unitário Básico (CUB).

E é exatamente aí que o CUB entra. Ele ajuda na estimativa dos principais custos de construção de uma edificação. Por isso é fundamental a assertividade dos orçamentos.

Sabemos que qualquer compra a prazo exige uma correção de valores, ou mesmo juros. Quando tratamos de imóveis em construção, temos que considerar que os valores de materiais e mão de obra variam conforme passam os meses.

É importante sempre ficar claro que com o aumento do CUB, consequentemente há uma valorização de toda a obra e do próprio apartamento. Em outras palavras, dinheiro não vai perder.

CONTROLE SUA PRIVACIDADE

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.